Contribuir com o desenvolvimento psicossocial de 150 crianças e suas famílias que se encontram matriculadas nas creches da ASSAF desenvolvendo um trabalho preventivo cujo tema está pautado na violência doméstica, física, sexual e verbal com vistas ao fortalecimento dos seus vínculos familiares e comunitários.
Ações desenvolvidas, no período, para cumprimento do objeto:
Iniciamos as atividades do Projeto “Infância sem Violência” no dia 01 de Agosto de 2021, de acordo com a liberação da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, uma vez que o Decreto nº 59.283, de 16/03/2020, republicado em 19/03/2020, que declarava situação de emergência no Município de São Paulo para o enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus, com suspensão de atendimento presencial que perdurou ao longo de todo o ano de 2020, que impossibilitava o início das atividades em 2020.
Com o retorno das atividades presenciais nos CEIs mantidos pela ASSAF, mesmo com a liberação para apenas 35% das crianças matriculadas nas unidades, verificamos que nas 6 unidades selecionadas para serem beneficiadas pelo projeto, atenderíamos mais que 25 crianças diariamente, totalizando as 150 crianças prevista no Plano de Trabalho, portanto seria possível esse início, além de possuirmos um Protocolo específico para esse atendimento presencial, evitando e prevenindo a disseminação do COVID 19.
Ao observarmos que esse período longo no qual as crianças precisaram ficar fora do espaço de educação trouxe à elas muito prejuízo emocional, cognitivo e social, seus familiares também nos trouxeram muitos relatos de instabilidade emocional, financeiro que chegava a prejudicar a alimentação diária das famílias. Diante desse cenário entendemos que nosso projeto poderia agregar muito além do que foi imaginado na sua elaboração, antes de nos depararmos com uma pandemia global, que devastou vidas, sonhos e dignidade.
A nossa equipe formada por uma Psicóloga Coordenadora Cibele Gossi, Assistente Social Coordenadora Erika da Rocha Melo, Psicólogas Acompanhantes Terapêuticas: Adriana Jonas, Cristiane Cado, Debora Nascimento, Flávia Nazaré, Marcelly Alves e Sandra Regina Almeida e os Oficineiros João Pedro Eller e Pablo Petronilho já estava formada muito antes e ansiosa pela liberação dos trabalhos. As reuniões de equipe foram realizadas de maneira virtual e também presencial na sede do projeto.
Esses encontros consistiu em criar os laços necessários para a consolidação de um grupo coeso e ao mesmo tempo diverso em suas abordagens, conhecimentos e atuações específicas estabelecendo uma unidade forte e parceira para as ações que iriam iniciar.
Alcance dentro do período de aplicação da Prestação de Contas |
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Nº |
Descrição da meta |
Cumprimento da meta |
Meios de Aferição |
01 |
Acompanhar 150 crianças que se encontram matriculadas nas creches geridas pela ASSAF, que a partir de um diagnóstico psicossocial buscará, ao executar ações relacionadas à expressão e simbolização de conflitos, a construção de laços de confiança e vínculo, elaboração de projetos de vida, bem como o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; |
Acompanhamos pelo menos 25 crianças matriculadas em 06 unidades de CEI mantidos pela ASSAF, totalizando mais que as 150 crianças previstas no Plano de Trabalho. A seleção das 25 ou mais crianças por CEI foi realizada a partir do diagnóstico das acompanhantes terapêuticas e históricos já existente de conhecimento das docentes e gestão das U.E. Totalizando mais de 150 crianças acompanhadas e assistidas pelo projeto. |
Os relatórios das ações, intervenções e atividades promovidas pelas acompanhantes terapêuticas, com planilha sistematizada de horários cumpridos para cada atividade e acompanhamento de demandas específicas identificadas de abordagem com familiares, equipes dos CEIs e reuniões de equipe Foram elaborados: – Relatório Mensal do AT -Atas das Supervisões dos coordenadores -Atas das reuniões da equipe do projeto |
02 |
Realizar pelo menos 8 horas/mensais de discussões dos casos entre a coordenação envolvendo o acompanhamento terapêutico com todos os profissionais que atendem as crianças nas creches conveniadas pelo ASSAF; |
Realizamos reuniões de equipe todas as segundas e sextas feiras para a discussão dos casos, acompanhamentos e trocas de experiências das ações e intervenções. Todos os profissionais que trabalham nas creches gerenciadas pela ASSAF e suas famílias foram beneficiados com as ações desenvolvidas pelas acompanhantes terapêuticas, cada qual recebeu atendimento e atenção diferenciada de acordo com suas especificidades e demandas. Garantimos pelo mesmo as 8 horas/mensais em cada CEI, porém de acordo com a necessidade foi possível estender esse atendimento de modo a beneficiar a equipe do CEI e intervenções positivas nas teses que se apresentaram. |
Participação dos Ats e dos profissionais das creches nos espaços de supervisão. Realizamos as: -Atas das supervisões dos coordenadores -Lista de Presença das Supervisões nas atividades e intervenções. |
03 |
Realizar 12 encontros de atividades artísticas, visando a construção de um grupo de pertencimento por meio de ações ligadas a arte e cultura que fortaleçam os laços sociais e vínculos familiares e comunitários com os familiares destas 150 crianças que serão assistidas pelo projeto; |
Os 12 encontros aconteceram em dias de atividades dentro da rotina do CEI e em dias que os pais e familiares foram convidados a participarem junto, com as várias modalidades que permitiram às acompanhantes terapêuticas identificarem situações, próximas abordagens e ações para prevenções de situações de violência. |
Nessas atividades realizamos: -Lista de presença em algumas participações com as famílias, pois devido à pandemia muitas ações foram realizadas nos CEIs com a participação das crianças e sob supervisão das ATs; -Avaliação realizada pelos participantes ao final de cada encontro; -Relatório Mensal do AT; -Relatório do Facilitador; – Muitos registros fotográficos e em vídeo. |
04 |
Avaliar, sistematizar e divulgar conhecimento, metodologia e experiências do Projeto através de uma publicação e vídeo documentário. |
A avaliação está acontecendo de acordo com as intervenções e ações planejadas pela equipe, os relatórios estão sendo sintetizados e acompanhados pelas Coordenadoras do projeto. O documentário para divulgação está sendo elaborado de acordo com fotos e filmagens produzidos pela equipe e pela empresa contratada. |
-Instrumentais de avaliação -Relatórios dos ATs -Atas de Supervisão dos coordenadores – Já possuímos materiais de divulgação em vídeos editados com ações e depoimentos de acompanhantes terapêuticas, dos oficineiros e profissionais dos CEIs |
Emissão: 1º Semestre período de Agosto/2021 à Janeiro/2022
Relatório elaborado em 02/03/2022.